HISTÓRIA

HISTÓRIA

sexta-feira, 18 de julho de 2014

QUAIS MÚSICAS NOSSOS ALUNOS OUVEM. MÚSICA BAIANA: DA ARTE AO LIXO

Em minhas recentes pesquisas me veio a ideia de resgatar, ouvir e analisar algumas músicas que ouvia quando tinha a idade dos meus alunos (entre 13 e 15 anos em média), e me deparei com um verdadeiro pesadelo cultural e com um quadro estarrecedor que vivemos atualmente no nosso cenário musical, em especial, em nossa linda Bahia. Claro que existem produções e criações musicais dignas de elogios, entretanto, o que chega para as massas é diferente do que chegava nos anos 80. A seguir vou disponibilizar algumas letras de músicas das Bandas Reflexus e Banda Mel (final dos anos 80) e de algumas músicas tocadas no último carnaval de 2014 de artistas "consagrados" pela mídia.

Músicas que nossos alunos ouvem:

Nicolau – Bel Marques                                     

Nicolau
Foi na unidade C
Passar para o CD
A musica do Carnaval

Nicolau
Foi num drive com você
Na unidade E
Pra ficar numa legal

Não sei se fico, se passo
Se peço um beijo pra ela
Se curto à estrangeira
Ou olho pela janela

Eu to na boa
Hoje eu to numa legal
Mas todo mundo
Tá chamando Nicolau

Nicolau
Foi na unidade C
Passar para o CD
A musica do Carnaval

Nicolau
Foi num drive com você
Na unidade E
Pra ficar numa legal

E todo mundo
Tá querendo é beijar
E quem não beija
Dá moleza pro azar

Felicidade
O meu nome é alto astral
Mas todo mundo
Tá chamando Nicolau


 Claudinha Bagunceira – Claudia Leite

Buzu batidão to massa
Eu também sou do gueto
Sou do beco também
Sou de viela, de quebrada
Faço o samba à batucada

Vou te dar uma idéia não foi combinado ôô
Bata o negão que tá do seu lado
Essa dança é gostosa levanta o astral
É Um beija, beija, um carnaval

Vou te dar uma idéia não foi combinado ôô
Bata a loirinha que tá do seu lado
Essa dança é gostosa levanta o astral
É um beija, beija, é um carnaval
Segura na cadeira

Chegou Claudinha bagunceira, Ô ô Ô
Vou descendo a madeira, madeira, madeira

Buzu batidão to massa
Eu também sou do gueto
Sou do beco também
Sou de viela, de quebrada
Faço o samba à batucada

Chegou Claudinha bagunceira, Ô ô Ô
Vou descendo a madeira, madeira, madeira


Lepo Lepo (Compositor: Filipe Escandurras e Magno Santana) Psirico

Ah, eu já não sei o que fazer

Duro pé-rapado, com salario atrasado
(ahh, eu não tenho mais por onde correr)
Já fui despejado, o banco levou o meu carro

Agora vou conversar com ela
Será que ela vai me querer?
Agora vou saber a verdade
Se é dinheiro se amor
(ou cumplicidade)

(Refrão)
Eu não tenho carro
Não tenho teto
E se ficar comigo é porque gosta
Do meu
Rá rá rá rá rá rá rá
Lepo Lepo
É tão gostoso quando eu
Rá rá rá rá rá rá rá
O Lepo Lepo


 Músicas que minha geração ouvia:


Ginga e Expressão – Banda Mel

Todas as mulheres
São sempre mulheres da vida
Todas as mulheres
São simbolos d'uma amplidao

Eu quero poder pra poder amar
Como o afrekete
Que abre um lugar lunar
Pro teu estrelar

Confere os muitos
Que buscam a paz contida
Sem superstição 
No alem da imaginação

Quem dera o mundo zezemotiar
Po bem do futuro margaretizar
Um mar de motivacoes

Ginga e expressao
Vem do coracao
É um mar de amor
É um mar

Navega eu mulheres
Sao todas felinas
Navega eu querendo afreletiar

A mulher
Surpreende o seu mundo por ser exotica
Vendo imagem de puberdade
Pro teu sentir

Se a vida relata poder noção
Porque nao buscar o teor razao
Andar sem preocupacao

Resiste aos embates
Que fere tua fera ferida
Do sangue ao mel
Teu lume nunca eclipsou

Mulher é verdade
E sempre será
O nome expande num total lugar
Estou aqui por seu existir

Faraó – Divindade do Egito – Banda Mel

Deuses
Divindade Infinita Do Universo
Predominante
Esquema Mitológico
A Ênfase Do Espírito Original
Exu
Formará
No Eden Um Novo Cósmico

A Emersão
Nem Osíris Sabe Como Aconteceu
A Emersão
Nem Osíris Sabe Como Aconteceu

A Ordem Ou Submissão
Do Olho Seu
Transformou-se
Na Verdadeira Humanidade

Epopéia
Do Código De Gerbi
Eu Falei Nuti
E Nuti
Gerou As Estrelas

Osiris
Proclamou Matrimônio Com Isis
E o mal Seth
Hiradu Assassinou
Impera-ar
Horus Levando Avante
A Vingança Do Pai
Derrotando o Império Do mal Seth
Ao Grito Da Vitória
Que Nos Satisfaz

Cadê ?
Tutacamom
Hei Gize
Akhaenaton
Hei Gize
Tutacamom
Hei Gize
Akhaenaton

Eu Falei Faraó
êeeee Faraó
Eu Clamo Olodum Pelourinho
êeeee Faraó
É Pirâmide Da Paz e Do Egito
êeeee Faraó
É Eu Clamo Olodum Pelourinho
êeeee Faraó

É Que Mara Mara
Maravilha Ê
Egito Egito Ê
Egito Egito Ê
É Que Mara Mara
Maravilha Ê
Egito Egito Ê
Egito Egito Ê
Faraó ó ó ó Ó
Faraó ó ó ó Ó

Hum Pelourinho
Uma Pequena Comunidade
Que Porém Olodum Um Dia
Em Laço De Confraternidade

Despertai-vos Para
Cultura Egipicia no Brazil
Em Vez Decabelos Trançados
Veremos Turbantes De Tucamom

E Nas Cabeças
Enchei-se De Liberdade
O Povo Negro Pede Igualdade
Deixando De Lado As Separações

Cadê ?
Tutacamom
Hei Gize
Acainaton
Hei Gize
Acainaton
Tutacamom
Hei Gize

Eu Falei Faraó
êeeee Faraó
Eu Clamo Olodum Pelourinho
êeeee Faraó
É Pirâmide Da Paz e Do Egito
êeeee Faraó
É Eu Clamo Olodum Pelourinho
êeeee Faraó

É Que Mara Mara
Maravilha Ê
Egito Egito Ê
Egito Egito Ê
É Que Mara Mara
Maravilha Ê
Egito Egito Ê
Egito Egito Ê
Faraó ó ó ó Ó
Faraó ó ó ó Ó

Deuses Afro Baianos – Banda Reflexus

Que mistério tem os negros
Só a malícia dos olhos podem ver
Na igualdade de uma raça ara-ketu
Na harmonia de cantar o Ilê-ayiê
A deusa negra tem o cabelo duro
Suas tranças são primitivas ao Ijechá
Como dizia mãe preta
E o nosso pai gangazumba
Essa canção que vem dos babalorixás
Á á á á abadeló oriô
Abadeló temi corajê babá
Iaô ebomim no pedido pra Xangô
Lembra que o mundo tá no fim
Pois o Exu já avisou
Iansã e Oxumaré com agogô e dois ganzás
Saúdam Iemanjá a Menininha do Gantois
Oxóssi chama Oxalá pra ninar nos braços Oxum
E a Menininha do Gantois babalorixás
Iansã Egum
Ai Omolu Zaratempo
Ai pai de todos os orixás
Pede para mãe Oxum, guardar Menininha do Gantois
Á á á á abadeló oriô
Abadeló temi corajê babá
Serpente Negra – Banda Reflexus
Ará Ará eu sou AraKetu
Ketu Ketu ode oba nixar
Kê Kê Kê leva eu
Kê Kê Kê AraKetu sou eu

Daomé nação de uma serpente negra
O rei manda lhe falar
O arco–íris ao se dissipar
Orixá maior é a força da natureza
Que representa Ketu nação
De um rei Olofin da atual República Beniin

No reino de Daomé 
Serpente Negra era um babalaô
O arco-íris que vem lá do alto
Trás a força do superior

Ará Ará eu sou AraKetu
Ketu Ketu ode oba nixar
Kê Kê Kê leva eu
Kê Kê Kê AraKetu sou eu

O quadro negro
Representa na face da Terra
Hoje não existe mais guerra
A escravidão acabou ô ô
AraKetu retrato da tal mocidade
Representando o passado
E tudo que aqui ficou
Derramando nossos prantos de felicidade
Por ser essa tal entidade
Nomeada a Ode caçador
AraKetu força divina força maior
Ô ô ô ô ó ó ó ó ó
Pois o sangue desses negros
Derramavam na Terra
Para que os senhores passassem
Um tipo de vida melhor

Orá orá orá orá Orayê
Orá orá orá eis Oxumaré


Mariê - Banda Reflexus 

Negro moleque baiano em gingado 
Atento a todo pecado que possa furtar seu amor (2x) 
Negro é a luz que iluminar o terreiro 
Os olhos do cego canteiro 
Porque não dizer cantador 
Negro é a voz que exalta a Bahia 
Do Reino que explode alegria 
No peito de São Salvador 
Negro é a seiva de toda poesia 
É a força da fé das Marias 
Que regam de luz toda dor 
Negro é o braço que ergue seu tento 
É raça que serve de exemplo 
De um povo latente a queimar 
Negro é a mão, nosso pão dia-a-dia 
É garra e o suor das Marias 
Que fazem meu povo cantar 
ê Mariê iê ê Maria (refrão) 
ê mariê 
Oh no pé do caboclo não pode chorar 
Para fazer a cabeça La vem orixá 
Vem de cavalo doido viajando no ar 
Pra baixar no terreiro ele vem pra reinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário