HISTÓRIA

HISTÓRIA

sexta-feira, 18 de julho de 2014

ATENÇÃO ALUNOS: HOJE TEM SESSÃO DE CINEMA. SEGUE O ROTEIRO


A partir das 18:30h teremos a projeção do filme "Guerra de Canudos" como parte das atividades da Unidade 2, pegue seu casaco e venha assistir a uma das maiores obras do nosso Cinema Nacional.
Abaixo o roteiro que os alunos terão que responder após o filme, a atividade poderá ser realizada em dupla.

Depois de terem assistido ao filme “Guerra de Canudos” respondam as perguntas a seguir.
 Para iniciar montem uma ficha técnica do filme com as seguintes informações:
Ano de produção:_______                                 Gênero:_________________
Direção:
Músicas / Trilha Sonora: identifique o artista responsável pela trilha sonora do filme, às vezes, vem indicado como “música original”, outras vezes apenas como “trilha”.

Sinopse: Descrição objetiva e sucinta (5 a 7 linhas) da narrativa do filme, incluindo a trama central e os personagens envolvidos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·         O filme A Guerra de Canudos, dirigido por Sérgio Rezende e produzido por Mariza Leão, é uma superprodução brasileira filmada na região onde se passaram os fatos. Foi lançado em 1997, 100 anos após essa guerra, que causou a destruição do povoado. O objetivo do filme é retratar a Guerra de Canudos, mas é bom lembrar que se trata da versão do diretor sobre os acontecimentos, apresentados segundo sua opinião.
Procure observar o seguinte:

01.   Época e local dos acontecimentos;

02.  Período da História do Brasil a que corresponde e quem governava o país na época;

03.  Condições de vida e problemas enfrentados pela população do sertão nordestino na época e o que fazia para sobreviver;

04.  Quem tomava as decisões nas famílias do sertão nordestino;

05.  Quem foi Antônio Conselheiro e quais eram suas idéias (o que defendia, o que combatia, por que, como definia o regime republicano e por que as pessoas o seguiam);

06.  Quando, como, onde e por quem foi fundado o povoado de Belo Monte ou arraial de Canudos;

7. O que Antônio Conselheiro propôs a seus seguidores ao fundar Canudos;

8. Como eram as casas e as condições de vida em Belo Monte;

9. O que aconteceu com muitos povoados do Nordeste após a fundação de Belo Monte;

10. Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar o primeiro ataque;

11. Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar outros ataques, o que os motivava a lutar e a quem atribuíam a culpa pela guerra;

12. Como a população de Belo Monte era considerada pelos de fora;

13. Como Conselheiro se referia aos soldados do Exército;

14. Como a imprensa relatava ao país os acontecimentos de Canudos e por que acontecia isso;

15. Sentimentos que Antônio Conselheiro despertava nas pessoas e por que isso acontecia;

16. O que aconteceu com o povoado de Belo Monte e sua população em outubro de 1897;

17. Quem criticou a atuação do comandante das tropas do Exército e por que criticou.

18. Em sua opinião, por que o presidente enviou uma mensagem aos soldados e o que pretendia com isso?

19. Dê exemplos a respeito de como o fanatismo religioso estava presente na vida da população de Canudos.

20. Tente fazer sua análise pessoal a respeito dos acontecimentos e do filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário