A partir das 18:30h teremos a projeção do filme "Guerra de Canudos" como parte das atividades da Unidade 2, pegue seu casaco e venha assistir a uma das maiores obras do nosso Cinema Nacional.
Abaixo o roteiro que os alunos terão que responder após o filme, a atividade poderá ser realizada em dupla.
Depois
de terem assistido ao filme “Guerra de Canudos” respondam as perguntas a
seguir.
Para iniciar montem uma
ficha técnica do filme com as seguintes informações:
Ano de produção:_______ Gênero:_________________
Direção:
Músicas / Trilha Sonora:
identifique o artista responsável pela trilha sonora do filme, às vezes, vem
indicado como “música original”, outras vezes apenas como “trilha”.
Sinopse:
Descrição objetiva e sucinta (5 a 7 linhas) da narrativa do filme, incluindo a
trama central e os personagens envolvidos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
O filme A Guerra de
Canudos, dirigido por Sérgio Rezende e produzido por Mariza Leão, é uma
superprodução brasileira filmada na região onde se passaram os fatos. Foi
lançado em 1997, 100 anos após essa guerra, que causou a destruição do povoado.
O objetivo do filme é retratar a Guerra de Canudos, mas é bom lembrar que se
trata da versão do diretor sobre os acontecimentos, apresentados segundo sua
opinião.
Procure
observar o seguinte:
01.
Época e local dos acontecimentos;
02.
Período da História do Brasil a que
corresponde e quem governava o país na época;
03.
Condições de vida e problemas
enfrentados pela população do sertão nordestino na época e o que fazia para
sobreviver;
04.
Quem tomava as decisões nas famílias do
sertão nordestino;
05.
Quem foi Antônio Conselheiro e quais
eram suas idéias (o que defendia, o que combatia, por que, como definia o
regime republicano e por que as pessoas o seguiam);
06.
Quando, como, onde e por quem foi
fundado o povoado de Belo Monte ou arraial de Canudos;
7.
O que Antônio Conselheiro propôs a seus seguidores ao fundar Canudos;
8.
Como eram as casas e as condições de vida em Belo Monte;
9.
O que aconteceu com muitos povoados do Nordeste após a fundação de Belo Monte;
10.
Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar o primeiro
ataque;
11.
Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar outros
ataques, o que os motivava a lutar e a quem atribuíam a culpa pela guerra;
12.
Como a população de Belo Monte era considerada pelos de fora;
13.
Como Conselheiro se referia aos soldados do Exército;
14.
Como a imprensa relatava ao país os acontecimentos de Canudos e por que
acontecia isso;
15.
Sentimentos que Antônio Conselheiro despertava nas pessoas e por que isso
acontecia;
16.
O que aconteceu com o povoado de Belo Monte e sua população em outubro de 1897;
17.
Quem criticou a atuação do comandante das tropas do Exército e por que
criticou.
18.
Em sua opinião, por que o presidente enviou uma mensagem aos soldados e o que
pretendia com isso?
19.
Dê exemplos a respeito de como o fanatismo religioso estava presente na vida da
população de Canudos.
20.
Tente fazer sua análise pessoal a respeito dos acontecimentos e do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário